O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Breves, torna pública a realização de Processo Seletivo para preenchimento de 60 (sessenta) vagas no curso Superior de Licenciatura em Educação do Campo para ingresso no 1º semestre do ano letivo de 2020. As vagas serão distribuídas em duas habilitações: Ciências Humanas e Sociais (30 vagas) e Ciências da Natureza (30 vagas).
O Curso será realizado na modalidade presencial com duração de 08 (oito) semestres letivos (regime semestral) e desenvolvido no regime de Alternância Pedagógica, dividido em itinerários formativos Tempo Comunidade (TC) e Tempo Acadêmico (TA). O Tempo-Acadêmico funcionará em regime integral (manhã e tarde), requerendo que o aluno tenha disponibilidade para se dedicar ao curso.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas presencialmente em Breves, Curralinho ou Portel (confira endereços completos no Anexo X do Edital), no período de 03 a 10 de janeiro de 2020. O Processo Seletivo ocorrerá em duas fases: prova objetiva (em 26 de janeiro de 2020), que poderá ser realizada em Breves, Curralinho ou Portel; e entrevista (de 03 a 05 de fevereiro de 2020), que ocorrerá somente em Breves, no IFPA Campus Breves, para os candidatos que obtiverem pontuação igual ou superior a 30% da prova objetiva.
As vagas ofertadas são destinadas a candidatos concluintes do Ensino Médio regular, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou concluintes de curso técnico de Nível Médio, ou que tenha sido certificado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ou Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA), ou exame de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelo sistema Estadual de Ensino.
Conheça mais sobre o Curso e o Perfil Profissional
O CURSO: O Curso Superior de Licenciatura em Educação do Campo é um curso ABI (Área Básica de Ingresso), oferece aos estudantes a opção pela habilitação em Ciências Humanas e Sociais ou Ciências da Natureza, na qual será certificado. Assim, será ofertada uma turma com duas habilitações.
O curso atenderá Populações do Campo (como definido pelo Decreto nº 7.352/2010 que dispõem sobre a Política Nacional de Educação do Campo) Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores Artesanais, Ribeirinhos, Assentados e Acampados da Reforma Agraria, Trabalhadores Assalariados Rurais, Quilombolas, Caiçaras, Povos da Floresta e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural, como por exemplo, os agroextrativistas pertencentes às Reservas Extrativistas e outros territórios rurais marajoaras e demais Interessados em formação voltada para o campo.
O PERFIL DO PROFISSIONAL: A formação no Curso Superior de Licenciatura em Educação do Campo objetiva desenvolver o processo de formação do educador do campo com ênfase em Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Natureza, no contexto das escolas que atendem às populações do campo, de modo que possa receber uma formação para engajar-se aos desafios que se entrelaçam à educação e à vida do e no campo, dialogando e mobilizando os sujeitos que se assumem consciente e politicamente como sujeitos históricos e de direitos.
CAMPO DE ATUAÇÃO: Formar educadores/as para docência interdisciplinar na área Ciências Humanas e sociais (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) ou Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) no âmbito dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA (anos finais).
Leia atentamente o Edital e inscreva-se.
EDITAL
Edital 21/2019 Processo Seletivo 2020 Educação do Campo (formato PDF) – Publicado em 18/12/2019
Fonte: IFPA/Breves