Filtros de tratamento de água do próprio rio serão instalados em 15 comunidades rurais.
Os filtros serão instalados inicialmente em cinco comunidades ribeirinhas de Chaves |
Água potável ainda é um sonho para milhares de famílias na Amazônia. Uma parceria da Prefeitura Municipal de Chaves, no arquipélago do Marajó, com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) viabilizará água para o consumo de famílias das comunidades rurais de 15 localidades do município.
O convênio possibilitou a distribuição de unidades da Solução Alternativa, Coletiva, Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano, o Salta-Z. O material para instalação do sistema de tratamento de água do próprio rio, já foi entregue ao município de Chaves.
A aquisição do sistema foi possível por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre as duas instituições. O objetivo é atender as localidades ribeirinhas para disponibilizar água de qualidade para o consumo humano, como resultado da implantação do sistema denominado Salta-Z, nas seguintes localidades: Jurará, Jurupucu, Nedir Barbosa, Ilha dos Camaleões, Nova Vida, São Benedito, Apaiari, Paraíso, Nossa Senhora do Livramento, São Joaquim, Vila Santa Luzia, Vila São Francisco, Vila Sorriso, Vila Sossego e Vila Mocoões.
O projeto foi desenvolvido pela Funasa e nessa primeira etapa será implantado na localidade do Alto Cururu, nas comunidades Nedir Barbosa, São Benedito, Apaiari, São Joaquim e Paraíso.
O sistema Salta-Z foi criado para atender pequenas comunidades. Ele consiste em uma pequena estação de tratamento, onde a água captada no rio é tratada, tornando potável e livre de impurezas, evitando que os moradores contraiam doenças por consumo de água contaminada.
O sistema tem como objetivo o melhoramento no abastecimento de água das comunidades ribeirinhas, através de alternativas para a clarificação, filtração e desinfecção de águas do rio ou superfícies subterrâneas.
Ascom Prefeitura de Chaves